segunda-feira, janeiro 31, 2005

Lutero, o Filme

Começo do século XVI, para ser mais exato, dia 31 de Outubro de 1517, um monge alemão, chamado Lutero, prega 95 teses na porta de uma igreja, como muitas pessoas faziam quando tinham um assunto importante a ser discutido perante o conselho de sacerdotes locais, mas com a diferença que dessa vez esse homem causaria um rebuliço capaz de mexer com os rumos da religião e política mundiais e conseguindo a separação entre o Estado e a Igreja

Início do século XXI, mês de Janeiro. Começa no país a exibição do filme que retrata a vida e obra deste homem antes descrito, exibido nos cinemas mais próximos. Opa! Não em João Pessoa. Aparentemente o Estado é inteiramente ligado com a Igreja em nosso estado, não só o Estado, mas também os estabelecimentos de exibição de filmes, os quais são particulares e sem vínculo aparente com igrejas e (ou) religiões, ou não? 

A pedido de uma igreja católica local, o cine Box e Multiplex não exibirão o filme Lutero (Luther, 2005) na cidade, apesar de aparentemente não haver meios legais de censura em nossa constituição, liberdade de culto e liberdade de expressão. O filme não será exibido na capital, enquanto será nas demais cidades do Brasil. 

Talvez porque retornamos à Idade Média, quando os sacerdotes diziam o que podíamos e devíamos ler, fazer; o modo como deveríamos viver, nos vestir e agir. E os efeitos dessa Reforma não chegaram ainda e de forma silenciosa e perspicaz, essa censura imoral e “despretensiosa” impediu que um símbolo de libertação e atitude fosse dividida com a população de pessoas racionais e livres para escolher o que é bom ou mau segundo as leis e seu discernimento. Onde está o Estado que veta os evangelismos em Campina Grande durante o Encontro Da Nova Consciência Cristã ou durante a festa de Iemanjá? Onde está a igualdade garantida perante a lei para as pessoas de todo e qualquer credo? 

O que aconteceu nessa cidade não é uma afronta à comunidade protestante local, é simplesmente uma afronta á liberdade de culto que poderia afetar qualquer religião ou movimento que envolvesse qualquer linha de pensamento ou credo. É a volta do cabresto, da censura, do coronelismo, de tudo que é vil e repressor que nossos pais e avós lutaram tanto no período de Vargas. O direito de votar, de opinar, de cantar, de se expressar e que hoje, por ser apenas um filme, deixa que as garras da manipulação voltem ao controle de nossas vidas. 

Fico a pensar o que seria isso. Seria medo de que as pessoas despertassem pros erros cometidos antes que voltam a ser cometidos hoje? Não só pelos católicos, mas também por evangélicos e tantos outros religiosos e ateus que dogmatizam seus credos forçando os demais a seguirem sua linha de raciocínio, quando os deixam pensar? Medo da quebra de paradigmas e formação de uma consciência totalmente liberta e livre para tomar suas decisões? Ou o medo de mostrar a diferença que um homem só pode fazer se realmente se doar a fazer o que acredita, a exemplo do principal personagem do filme em questão? É disso que as pessoas têm medo? Que a cultura de massa, de cópias, seja substituída pela cultura de Luteros? Che Guevaras? Gandhis? Paulo de Tarso, apóstolo, teve seus erros e mesmo assim foi o maior evangelista já encontrado até hoje, repreendendo inclusive o “primeiro Papa”, Pedro

Cansa a todos as brigas entre as igrejas para saber qual delas representa o Supremo Criador, e que se sentem tão responsáveis pela salvação das pessoas que se esquecem de deixar que elas vivam ao menos. Talvez os agnósticos e ateus devessem também pedir ao Box e ao Multiplex que estes não passassem mais filmes religiosos quando algum desses chegasse aos cinemas, não por preconceito, mas por igualdade. Não tenhamos dois pesos e duas medidas. Ou que surja um déspota esclarecido e volte também a vassalagem e os nobres, afundando de vez essa burguesia hipócrita na lama de onde ela surgiu. 

Eduardo Leite

Marcadores:

domingo, janeiro 30, 2005

Desejo

Talvez seja egoísmo esperar que todos entendam

Talvez seja pretensão querer que todo mundo se importe

Quem sabe é utopia imaginar um dia

Que todos que por esse caminho vieram

Percebam o quanto de mim levaram

Mais do que isso, mataram

Pelo simples fato de serem tudo que que sempre foram

Mas na verdade nunca se importaram

Presos em seu egoísmo inquestionável

Quando tudo que sempre pedia

Era alguém que ficasse ao meu lado


Eduardo Leite

Marcadores:

sábado, janeiro 29, 2005

Eu, Dudu, tou conversando com um guri que escreve e escreve muito bem daí trouxe um texto dele pra dividir com vocês. Muito bom. 



Romo

Amor não eh algo que se pode mudar
Amor não eh algo que se pode tocar
Amor foi o que nos sentíamos
Amor foi o que nos vivíamos


Tudo que era tão especial
Tudo pelo que lutávamos
Nada era mais real
Nada foi tão frio

As vezes eu queria atenção
As vezes eu queria te ver
Hj eu quero seu carinho
Hj eu quero apenas você


Continue guardando
lembranças dos nossos encontros
Continue guardando
lembranças

Continue guardando
lembranças dos nossos momentos

Continuo guardando
No nosso quarto o passado
Continuo guardando
que voce fora meu sonho realizado

Continue guardando
lembranças dos nossos beijos
Continue guardando
lembranças dos nossos desejos
Continue guardando

Tudo que era tão especial
Tudo pelo que lutavamos
Nada era mais real
Nada foi tão frio

As vezes eu queria atenção
As vezes eu queria te ver
Hj eu quero seu carinho
Hj eu quero apenas voce

Filipe Russo

Marcadores:

sexta-feira, janeiro 28, 2005

Untitled

Eu sei que estou sendo irresponsável com você. Sei disso, admito. Me perdoe. A culpa não é minha, a culpa é dele.

Sim, dele. Não estou querendo justificar meus erros para com você com os erros dele. Quero apenas que você compreenda a minha situação. Todo santo dia é a mesma coisa. Ele sempre dá um jeito de me chatear e me deixar pra baixo. Sim, pra baixo, deprimido. É assim que me sinto toda vez que tenho notícias dele.

É óbvio que eu deveria não me abalar com as coisas que fico sabendo. Acontece que algumas de suas ações me atingem diretamente. Justo eu, que nada tenho a ver com ele. Sempre fui uma boa pessoa: prestativa, justa, atenciosa, de bom coração. Acho que para ele, nada disso importa. Nada mais importa para ele.

Você está debilitado e eu dia após dia te enchendo com mais merda. Novamente eu peço: me perdoe. Mas não tenho outra saída. É só com você que posso contar. E só em você eu posso depositar tudo isso, e tudo isso me faz ficar mais tranqüilo, mesmo que temporariamente. Infelizmente, é assim. Não confio em mais ninguém, só em você. É por isso que te faço tanto mal. Me desculpe.

É tudo o que posso falar diante de você, espelho. É tudo o que posso dizer sobre ele, mundo cruel.

Rafael Rodrigues

Marcadores:

Apresentando - 3 vozes

Da idéia de um juntaram-se os três. E aqui o resultado: um blog a três mãos.
De lugares diferentes, criações diferentes, mentes, comportamento, opiniões, gostos...
Somos três. Três é um número bom. Três a zero. Dois a um. É um número ímpar, e por isso, decisivo.
Esperamos que gostem de nós três. Ou de um apenas. Ou de dois. Enfim, não importa.
Here we go...

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Apresentando - Thiago Augusto

Profissão: Vagabundo... Mas calma. A procura de uma vaga na faculdade.

Idade: 19 anos (Mal começaste a conhecer a vida...)

Atividades: 100% cultural. Música. Livros. Cinema.

Autores/Livros prediletos: Leiam "O Retrato De Dorian Gray" de Oscar Wilde, "O Grande Gatsby" de F. Scott Fitzgerald, "Lolita" de Vladimir Nabokov e "Dom Casmurro" de Machado De Assis. No mais ainda há muita literatura para descobrir...

Frases: "Eu falso da minha vida o que eu quiser" Moska

A unica diferença entre um capricho e uma paixão eterna é que um capricho dura um pouco mais" Oscar Wilde em O Retrato De Dorian Gray

Bandas prediletas: Escutem Beatles, Los Hermanos, Pato Fu e Paulinho Moska.

Sites: Omelete (Cinema e quadrinhos tem uma boa referencia aqui.)

Blogs: Textículos LTDA (A Ringa mostrando seus texticulos);

Marcadores:

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Apresentando Eduardo Leite (Dudu)

Profissão: Professor de Inglês / Estudando de Psicologia

Empresa: Freelancer / UNIPÊ

Idade: 21 anos

Estado civil: solteiro com data de expiração indefinida

Atividades: ler, escrever, ouvir música, conversar, tocar violão e guitarra, beijar na boca

Autores prediletos: Spurgeon, Rubem Alves, Goethe e mais alguns que agora não me vêm à cabeça, gosto de alguns livros de diferentes autores, mas a maioria foi um em milhares que saiu bom.

Bandas prediletas: Pearl Jam, Legião Urbana, U2, Deftones, Dashboard Confessional...


Sites: Crer É Também Pensar,  Orkut que é minha fonte de muitas pesquisas =), tinha outros sites que perdi porque formatei o computador e estou com preguiça de procurar como outonos...

Blogs: Soares Silva (escritor bem interessante), Jesus Me Chicoteia(um louco bem maneiro), Rapadura Açucarada ( gosto de quadrinhos, ok? ;/)

Um pouco sobre mim: Sou cristão, creio em muitas coisas, mas em poucas pessoas e instituições, meu perfil é um pouco crítico, mas gosto de escrever contos, críticas, poesias(raras vezes), textos, manifestos, enfim... cada texto tem um pouco de mim e assim vocês conhecerão melhor.

Marcadores: