quarta-feira, maio 25, 2005

Projeto piloto: jogada de mestre da MTV

E a MTV, ein? Que jogada de mestre. Com um único programa a emissora conseguiu ocupar além dos horários de 23:30 às 00:00 de segunda à sexta, o horário das 20:30 às 22:00 do sábado.
O programa se chama "Projeto Piloto". Consiste em uma equipe de estudantes de televisão e cursos relacionados formarem uma equipe que tem como objetivo produzir um programa de 30 minutos para ser levado ao ar todo sábado, ao vivo. (Foram 10 selecionados. A equipe era de 5 pessoas no início. Nesta última semana foram 6. 5 começaram, e 5 ficaram no banco de reservas, para entrarem à medida que alguém fosse desistindo ou eliminado pelo grupo. A eliminação acontece sempre às terças).
Toda semana um programa diferente. As reuniões da equipe são acompanhadas por câmeras. Suas saídas para resolverem problemas, idas a salas de produtores da MTV, gravações de externas, enfim, é um reality show.
Supervisionado pelo VJ Cazé - aquele que foi pra Globo, apresentou uns três programas e depois foi pra "geladeira" - o Projeto Piloto é um ótimo programa - de segunda a sexta.
Durante a semana vemos a dinâmica de como fazer um programa na MTV, bastidores, intrigas, coisas de reality show que um monte de gente diz que não gosta mas acaba assistindo. No sábado, o programa produzido vai ao ar e o que se vê não são bons programas. As idéias até que são boas, mas devido à inexperiência da equipe, os programas saem "quase bons". Sempre falta algo. Não há uma acidez crítica. Não há ironia. Eles bem que tentam. Mas a coisa termina ficando água com açucar mesmo e não atinge ninguém. Quem não assiste o desenvolver do programa durante a semana tem grandes chances de não entender o que se passa nos 30 minutos do sábado entre 21:00 e 21:30.
A salvação do programa aos sábados é o Cazé, que apresenta um resumo do que houve durante a semana e faz comentários sobre o programa que está sendo apresentado ao vivo. O Cazé é uma figuraça.
Se esse texto cair nas mãos de alguém da MTV - coisa que imagino ser impossível, mas com o Google na área não se pode duvidar de muita coisa - vão dizer que estou criticando os programas feitos por essa galera por inveja. Sim, eu me inscrevi pra participar do Projeto Piloto. Mas de sacanagem mesmo, sabia que não iria ser selecionado. Primeiro que moro no cafundó do Judas, segundo que minha graduação não tem nada a ver com comunicação, e terceiro que eu só ganho experiência e sugesta. Prêmio que é bom, eu nunca ganhei. Nem raspadinha nem rifa nem nada. Nem bingo. E quando jogo xadrez com meu irmão eu perco.
Eu critico, mas aconselho quem tiver MTV em casa assistir o Projeto Piloto. De segunda a sexta para aprender como se produz um programa de TV e aos sábados para aprender como não se fazer um programa de TV.

* Texto escrito no dia 17/05/2005. O programa já acabou, e a contratada da MTV foi a Daniela Recco. Eu sabia desde o princípio que seria ela...

Rafael Rodrigues

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial