segunda-feira, abril 25, 2005

Ivoni - uma mulher decidida

Domingo. Quando acordo já são quase 3 da tarde. Levanto, almoço, checo meus emails, tomo banho. Leio para passar o tempo, esperando o pessoal sair da frente da tv.
Enquanto leio – está sendo um desafio ler “Valsa negra”; a autora parece indagar-me “e ai, até quando vai agüentar?”; pode ser que o fim salve o livro (rá rá rá, grande piada), mas enfim – resolvo ver o que minha mãe está assistindo. Márcia.
A história é a seguinte: Ivoni – pronuncia-se IvonÍ – vai andar de roda gigante pela primeira vez. Conhecendo o mínimo que seja do programa da Márcia, sabe-se que não é somente isso. Eis que a segunda história aparece. Pausa para uma reflexão idiota:
Ricardo Piglia, escritor argentino, diz que todo conto conta duas história. Uma é a história superficial e há a segunda que é a subliminar. Será que a produção do programa da Márcia conhece o Ricardo Piglia e sua teoria?
(Óbvio que não).
Mas enfim, voltemos ao que interessa. A teoria do conto de Ricardo Piglia diz que...
- Não, não. Isso realmente interessa mais que o programa da Márcia, mas volte ao assunto que você abordou nos primeiros parágrafos.
Ok. Lá estava a Ivoni na roda gigante. Eis que a roda pára. A Ivoni não se desespera, pois está com ela um câmera-man que filma cada reação sua. A segunda história começa a se revelar. Alguém vai salvar Ivoni. Quem será? Seu pai que ela não vê a 10 anos devido a uma briga? Sua mãe, que a rejeita? Um irmão do qual ela não sabe da existência? Não, passei longe.
Quem vai salvar Ivoni é Márcio. Ele sobe até a cabine da roda-gigante em um daqueles aparelhos do corpo de bombeiros que é utilizado para alcançar grandes alturas e fazer resgates perigosos. Ele diz que a ama e pede mais uma chance, a sua última chance (esse é o nome do quadro do programa). Ivoni diz que não, que já sofreu demais. Márcio insiste. Ivoni não desiste.
Márcio sobe na cabine. Tem em mãos um buquê de flores.
(Agora sim, Ivoni não vai resistir. Que mulher resiste a um buquê de flores? Exceto aquela que não quis nada comigo quando a enviei um nenhuma mulher resiste).
Márcio mais uma vez diz que a ama, e que ama também o filho deles. Pede outra vez mais uma chance. Márcio está aos prantos. Ivoni mantém sua posição. Não aceita o buquê e não vai dar chance alguma a ele.
Márcio vai embora. Ivoni diz que não poderia dar outra chance a ele. Ela tem que dar uma chance a si mesma.
Não cheguei a ficar sabendo o que houve entre eles. Me perguntei se ela não teria sido injusta. E perguntei a minha mãe como é que ela assiste esse tipo de coisa.
Acho que não. As mulheres dificilmente erram.
Segundo minha mãe, não estava passando nada melhor na tv. Eu acredito nela.

(Texto escrito no domingo 17/04/2005)
r.s. rodrigues

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial