domingo, abril 17, 2005

Reminiscências de Abril

À Carolina Camara, Vanessa Gonçalves, Morena Koti, Bruna Koti, Arthur Malaspina, Luiz Vitor Martinello, Mariana Mattos e Rafael Rodrigues

"Parece o seu fulgor quando o fito direito,
uma faca que alguém enterra no meu peito,
veneno que se bebe em rútilos cristais
e, sabendo que mata, eu quero beber mais..."
(Menotti Del Picchia)

"Para que ser ordinário se podemos ser extra?"
(Lord Bernault)

A vida é frágil. Ponto final. É como uma construção. Quebra alguns alicerces e ela se vai toda ao buraco. Eu não estou aqui para me limitar a viver em um só caminho. Eu não quero teses e nem teorias. Não quero levantar bandeiras em prol de um só artefato.

Vou viver pelo além. Sim, moinhos de vento. O amor pelas causas que dizem por ai que estão perdidas. Não me encontro dentro dos livros fechados e de capas mal reproduzidas.

Eu não preciso saber que a terra gira em torno do sol, já que essa informação é inútil para qualquer coisa que eu irei fazer. O sol pra mim é só um astro, que brilha e me mata de dor de cabeça quase todas as tardes quando perambulo por ai.

Quero ver além das teses da biblioteca, achar aquilo que não pode ser escrito em lugar algum. Que seja sensível e toque a todos de qualquer forma. Que seja um tesouro pessoal para cada um. E manda para o inferno todos os estratagemas.

E tenho, então, a minha medida de todas as coisas. Nasci. Ponto final. Se não me conheço, ao menos sei o que não gosto. Meus métodos são estranhos mas eu não preciso ser o dono da verdade para provar o porque sou digno de escrever essas palavras.

Não nasci para dissecar minha vida em planos. Os imprevistos acontecem a qualquer momento, é impossível evita-los. A vida não pode ser programada, revista ou esquematizada.

Prezo aquilo que os livros técnicos não podem alcançar. A essência do ser humano. A vida só será vida enquanto não existir uma tese sobre o amor.

Acendam as luzes de seu medo. O amor não pode ser dissecado. Já que não se apega em nada que seja frio, teórico, empírico. Se é um fato que quero conhece-lo é só porque quero ter o saber dentro do saber. E não para abrir uma pagina em branco e fazer sua biografia.

O costume humano é estúpido. Nossa história não pode ser cortada em teses. Existe o além que ama, chora, vibra e nunca virará assunto de páginas nenhuma, pois é imenso demais para ser escrito em qualquer língua ou em qualquer palavra que for.

Sei muito bem quem feri, quem amei. E ando entre o que tenho e o que tive que perder por não ter validade alguma. E dentro de tudo isso, tento me formar sendo o mais convicto comigo mesmo e não com que diz os ditados.

Essa coisa de expressar os sentimentos, ser terno, sincero ainda nos fará chegar a algum lugar. Nem que seja só um passo adiante. Nem que seja motivo para mais uma canção.

Porque, por mais tolo que possa ser, nunca sentarei no canto de um apartamento com minha boca cheia de dentes esperando alguma coisa chegar.

Abra a janela e veja a vida lá fora. Ela é metáfora. E em suas teorias você não encontrará nada do que está lá fora.

Thiago Augusto

Para ler ouvindo: Todos os Caminhos, Lenine (Eu já me perguntei / se o tempo poderá realizar meus sonhos e desejos. / Será que eu já não sei por onde procurar / ou todos os caminhos dão no mesmo? // E o certo é que eu não sei o que virá, / só posso te pedir que nunca se leve tão a sério. / Nunca se deixe levar, que a vida é parte do mistério, é tanta coisa pra se desvendar... // Por tudo que eu andei e o tanto que faltar, / não dá pra se prever nem o futuro. / O escuro que se vê , quem sabe, pode iluminar / os corações perdidos sobre o muro. / E o certo é que eu não sei o que virá, / só posso te pedir que nunca se leve tão a serio, / nunca se deixe levar , que a vida, a nossa vida, passa, e não há tempo pra desperdiçar)

2 Comentários:

Às 4:12 PM , Anonymous Anônimo disse...

Muuito, muito bom MESMo. É amigos, estamos a um passo da perfeição. (onde está a modéstia?)

Abraço,
Rafael

 
Às 2:47 PM , Anonymous Anônimo disse...

thiago augusto, sem comentários pra tamanhas palavras bonitas
saudades querido ;D

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial