domingo, maio 01, 2005

Outro extenso texto





Estava eu descansando os olhos esta tarde após algumas horas de estudo para as provas de Neuroanatomofisiologia(parece palavrão, hein?) e Processos Psicológicos I e acabei por caindo no sono. Sonhando que enquanto roubavam uma loja de artigos religiosos(ou seria um sex shop) eu fugia desta e os assaltantes me perseguiam até que sem que eles vissem eu voava para a copa de uma imensa árvore(posso voar em meus sonhos) e ficava lá, com medo da altura(tenho medo de altura justamente em sonhos, logo onde posso voar) quando um macaquinho verde me estende a mão, quando abre é o meu celular tocando. Acordei com a ligação.





O mais interessante está justamente nessa parte, após atender o telefonema. Falava com uma pessoa que não falava há um bom tempo, por culpa minha provavelmente e foi agradável até um momento que me fez ficar filosofando e refletindo até o presente momento: "Sei que você não está numa boa fase...". "Como assim?" - me perguntei já que não consegui esboçar nenhuma reação diante de tal afirmação declarada com tanta convicção, pareceu inclusive novidade para mim o fato de não estar bem e depois de desligar o telefone continuei a meditar nisso.





Estou me saindo bem na universidade, bem com amigos, esporte, pais, bem no amor... as partes ruins: estou sem grana, mas tou acostumado com isso; sem emprego, mas assim sobra mais tempo pra estudar; alguns conflitos de ordem particular, mas em pequena escala, como qualquer ser humano normal, então... volto-me outra vez para uma velha discussão de conflito interior: RELIGIÃO.




Realmente tenho uma opnião completa e radicalmente oposta à que tinha, vamos dizer, 1 ano atrás ou menos até, há 6 meses. Entendo hoje porque existe restrição grande em igrejas à sabedoria secular de área humana, filosofia, psicologia, antropologia, sociologia e etc. As religiões são um veículo de estagnação de mentes humanas, pré-dispondo as pessoas à submissão, manipulação e sujeição para que o capital vigente continue em seu patamar de dominação indefinidamente, nada tão assustador se contar que Constantino foi quem, por exemplo, afirmou o cristianismo como religião oficial de Roma no séc III. Nem tão assustador que tantas pessoas usam de argumentos nada mais do que verossímeis(que se parecem com a verdade), sofistas e até de senso comum, mas nada de racional e(ou) empírico e sem, é claro, se permitir o privilégio da dúvida... "mas e se...?". Não é à toa que uma religião antagônica tal qual o cristianismo que é tanto voltada á submissão e acatamento por esperança, fé, na "Justiça Divina" quanto monopolista e sociocentrico(valorizando as pessoas com mesma fé) em contrapartida às demais do mundo, ou seja, o evangelismo deve extender-se ao mundo, alguns sabem que nem todos aderirão e a "justiça" chegará apenas na "segunda vinda" do messias, outros têm esperança de um mundo homogêneo valorizando esse evangelismo em larga escala, mas não é disso que pretendo tratar.


Voltando ao assunto "você não está numa boa fase" concluo que na base de toda intolerância, fundamentalismo e conflitos está a base de análise voltada à comparação com um padrão de referência, trocando em miúdos, creio que você não está bem, pois se tivesse estaria indo à igreja, lendo o livro sagrado, fazendo preces vazias e sem nem tentar engolir algo que você engolia feito água faz um bom tempo assim como eu. A falta da paz está mais perto de estar ligada à falta de respeito às decisões tomadas por outrem, aos estilos de vidas e à complexidade da individualidade e subjetividade inerentes e inatas em alguns casos de cada ser humano. Não somos produtos em série, todos feitos da mesma forma, com mesma criação, mesmas oportunidades, mesmos conhecimentos e mesmos pensamentos, somos diferentes e sempre seremos e nem é ser conformista, é ser realista, muito pode ser melhorado, mas jamais completamente homogêneo, é o promover "igualdade respeitando as diferenças".




Sei 1% das pessoas com quem me relaciono hoje são as mesmas pessoas de 6 meses atrás, pois quando seu ponto de vista muda, poucas são as pessoas que se mantém ali incondicionalmente pagando o preço pela oportunidade de momentos igualmente satisfatórios e de crescimento junto a você e talvez por isso eu seja grato por amigos de hoje que mesmo em todas as minhas fases e surtos(e foram muitos) durante o decorrer desta breve existência e que realmente sabem muito mais do que os outros suporiam por não olharem apenas a aparência, relembrando os dizeres de Saint Exupéry: "o essencial é invisível aos olhos". É então quando me pergunto até quando a religião vai insistir em roubar de mim tudo que eu tenho, até quando ela vai escravizar, cegar e pôr de joelhos nações e povos vítimas da Inquisição, Cruzadas, Guerra do Iraque, Vietnã todas em nome de um deus que se envergonharia se pudesse ver em meio a seus devaneios.
Eduardo Leite

1 Comentários:

Às 11:48 AM , Anonymous Anônimo disse...

uma visita só.. legal isso aki
abraço,
enrique

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial