domingo, março 06, 2005

Eu, Umbigo Do Mundo

Você se olha no espelho, ve uma pessoa magrela. Até demais. Fica de perfil e acha que mais um pouco você iria desaparecer de tão magro. E pensa... "Mas eu gosto de ser magro assim".

Ela se olha no espelho, ve uma pessoa levemente gorda. Gorda demais, na verdade. Fica de perfil e acha que parece mais a reconstrução do Titanic. Ela provavelmente não consegueria fugir de um iceberg. E pensa... "Tem aonde pegar, melhor do que ser magrelona".

Não sei aonde o mundo virou, porém, algumas ideias mudaram. Antigamente, voces lembram que ninguem estava contente com o proprio jeito e queriam mudar de qualquer forma? As mulheres sempre reclamavam do peso, das formas de seu corpo e os homens, a maioria estupida, queriam musculos a mais.

Hoje, vemos uma certa auto afirmação. Cada um levantando sua propria bandeira. As peitudas gritam que sim, tem peitos. As sem peitos queimam os sutias em praças publicas pq quase não precisam usa-los. O gordos assumem sua obesidade e alguns confessam que não existe nada melhor do que uma gordinha. O maconheiro diz que fuma mesmo, duas vezes por semana. E o afetado flagelo da guerra, ainda timido, já mostra a ponta de sua tatuagem suastica por debaixo da camisa.

- Eu sou baixinha e magrela, mais me acho uma gatinha.
- Eu me acho gordo, mais sou uma pessoa inteligente. Pois o que vale é o interior.

O fato é que o não tão bom e velho "Tem quem goste", transforma cada pessoa em escravo de sua propria realidade. Onde, até os proprios defeitos viram especiarias raras. Já que se auto afirmar traz confiança.

Se por um lado a auto afirmação é benéfica, produz também um efeito confortavel, de estar se bem com o que tem. E talvez assim não lutar mais pelo que quer? Será?

Ao tentar fugir de algum esteriotipo, caimos exatamente no esteriotipo dos ninguem. Que só dizem ser estranhos. Qualidade que 95% de toda população afirma ter.

Nessa guerra de assumir quem se é, o que gosta, o que veste, o que fuma, o que canta no banheiro. O unico que perde é o proprio mistério. Que morre, por falarem demais...

Thiago Augusto

1 Comentários:

Às 1:57 AM , Anonymous Anônimo disse...

RRafael -> http://3vozes.blogspot.com diz:
rapaz
RRafael -> http://3vozes.blogspot.com diz:
nunca tinha pensado isso q vc escreveu
RRafael -> http://3vozes.blogspot.com diz:
viagem isso
RRafael -> http://3vozes.blogspot.com diz:
ce tah certo mesmo

Claro que se auto-afirmar é ótimo, mas o risco que o Thiago apresenta existe. Auto-afirmar-se = conformar-se? É necessário dintinguir os dois. Auto-confiança sim, conformidade não.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial