domingo, fevereiro 27, 2005

Mágoas passadas

O pior tipo de pranto é aquele que não é derramado. As conseqüências que um choro não chorado trazem podem ser insignificantes, mas podem também ser marcantes. A mágoa ou o rancor fazem parte dessas últimas. Muita gente se vangloria espalhando aos quatro cantos que não é rancoroso, que não é de guardar mágoa. Pois desafio qualquer um a provar que não tem mágoa de nada nem de ninguém. Se conseguir passar por esse desafio, sinto informar que tal pessoa é portadora de um grande defeito. Dois, aliás: o de não ser sincero e o de não conhecer a si mesmo.
Voltando ao assunto do choro. Quando mais novo, tenho de admitir, era propenso a derramar lágrimas por bobagens. Muito mais por sentimentalismo exagerado. A dor física nunca me trouxe grandes problemas. À medida que vamos crescendo vamos aprendendo a suportar. O que realmente incomoda são as dores na alma e no coração. Apesar de ter larga experiência no assunto, e de ter levado muitas pancadas, ainda não aprendi a lidar com esse tipo de dor. Hoje sou mais frio que antigamente, mas não o bastante. Gostaria de ter o coração duro como uma rocha, e a alma fria como os ventos do Alasca.
No momento, estou com um nó preso na garganta. Engulo seco e sigo meu caminho. É mais uma mágoa na vida, é mais uma vez a alma ferida. Mas esse pranto eu não vou chorar, vou guardá-lo. Ele vai me servir de algo, algum dia. O troco está por vir, não perdem por esperar. Minha língua também sabe ferir, e fazer chorar.
Rafael Rodrigues
* Texto escrito há milhares de anos atrás...

3 Comentários:

Às 1:25 AM , Anonymous Anônimo disse...

que texto!não consigo guarda o choro, doí ainda mais prende-lo, prefiro ali no calor da raiva derrama-lo.

 
Às 1:43 AM , Blogger 3 Vozes disse...

Eu já prendi o choro. Mas normalmente aquela vontade de chorar eu deixo fluir. Nem que role só uma lagrima.

E eu guardo rancor. Assumo que sim. Negar o rancor ou mesmo faze-lo sumir seria como não assumir que algo desabor existiu...

Esse texto tem muito de mim. Identificação quase que total.

Th//

 
Às 11:15 PM , Anonymous Anônimo disse...

necessario verificar:)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial