quarta-feira, julho 06, 2005

Amor x Desejo



Incentivado por uma amiga resolvi tratar de forma mais formal meus pensamentos sobre um assunto bastante controverso e que tem a ver com os últimos textos, poemas e manifestos escritos por mim. O amor x desejo (paixão).

Pretendi distinguir os dois, embora ambos sejam necessários a qualquer relacionamento duradouro e saudável.

O desejo é o sentimento que surge quando se conhece uma pessoa pela qual gera-se certo interesse sobre o que faz, como é realmente e sente-se uma certa necessidade de estar perto desta, beijá-la e participar com mais freqüência de sua vida. Esse mesmo desejo surge bem no começo, geralmente, e esfria com o tempo, pois acostuma-se com a pessoa desejada, com seu cheiro, manias, gosto e também surgem os defeitos que mancham a imagem perfeita que pintamos assim que a encontramos, decepcionando-nos um pouco. Este pode ressurgir e esvair-se durante um longo relacionamento, com picos e descidas freqüentes por tratar-se de algo mais relacionado com a novidade, o carnal, a libido.

O amor, saindo um pouco do estereotipo romântico, é uma base usada para construir a casa do relacionamento. Cada momento, cada verdade dita, cada piada, momento de tristeza, alegria, dor e prazer servirá para construir esse alicerce e, ao contrário do desejo, se construído com doação e empenho em cada um dos matérias que constituirão este alicerce, a casa desmoronar-se-á ou tornar-se-á inabalável no futuro. O amor tende a crescer cada vez mais, diferente do desejo que se restringe a picos. Este cria laços bastante fortes, que, como já dizia o poeta com outras palavras, os dois tornam-se um e a separação os faz metade, com que extirpados de um membro importante, com um vazio impreenchível a curto prazo e em certas situações, jamais preenchíveis. O amor é mais equilibrado que o desejo, não remete, geralmente, à loucuras dispensáveis, mas juntos podem levar uma pessoa a fazer loucuras inimagináveis para recuperarem ou não perderem sua metade.

Muitos relacionamentos se deterioram devido à falta de distinção entre os dois. Em geral vários fatores contribuem para o fim de um relacionamento, esgotá-los seria uma pretensão não tida pelo autor neste momento, apenas no que diz respeito à confusão entre os dois sentimentos. Sentir desejo por outras pessoas é completamente aceitável, normal e humano, mas a linha entre sucumbir ao desejo e voltar-se para o amor é que fará a diferença. Olhar para o lado e lembrar da história construída com a pessoa que te acompanha, seu cheiro, olhar, sorriso, mau-humor, manias, defeitos são toda a diferença. Por isso muitas pessoas que deixam, futuramente arrepender-se-ão e desejarão voltar para a pessoa deixada quando se dá conta disto.

Deve-se ter bastante cuidado com a linha divisória das águas, o desejo surge de forma muito rápida e se esvai assim como chegou, já o amor é uma construção lenta, sobre espinhos e rosas, debaixo de tempestades e claras noites de lua cheia, pode levar anos, mas a simples confusão com a paixão pode levar esta casa abaixo em poucos segundos, os segundos que separam a escolha da entrega.
Eduardo Leite
obs.: Eliane Pereira foi quem me coagiu a escrever sobre amor mais uma vez... acho que ela acha que eu entendo algo do assunto =x

6 Comentários:

Às 2:41 PM , Anonymous Anônimo disse...

hehehehehe, as vezes é preciso ouvir o q os outros tem a dizer pra dar valor ao q temos.
O seu ponto de vista foi perfeito, foi a coisa mais sensata q já li nos últimos tempos a respeito disso...
Bjo bem grande pra vc.

 
Às 8:40 PM , Anonymous Anônimo disse...

Eu tirando o atraso do proprio blog. Porque nas ultimas semanas eu não li nada.

E eu odeio você, Dudu por fazer esses textos que me fazem pensar.

 
Às 8:46 PM , Anonymous Anônimo disse...

Eu li de novo. E achei melhor ainda. Mto bom seu texto. Vc finge usar um jeito tecnico/formal pra cobrir uma poesia textual fantastica.

 
Às 2:21 AM , Anonymous Anônimo disse...

"a simples confusão com a paixão pode levar esta casa abaixo em poucos segundos, os segundos que separam a escolha da entrega." Eu adorei essa parte, até porque já passei por isso. Na verdade, quase. Mas enfim, não partilho exatamente da mesma opinião mas preciso admitir: esse foi com certeza o mais elaborado dos seus textos. Abração, Rafael.

 
Às 2:33 PM , Anonymous Anônimo disse...

tenho q concordar..mais muitas vezes q desejamos alguem esse alguem tem muito a ver com nós.
hj tenho cereteza q o amor e o desejo andam juntos se vc deseja uma pessoa um dia vc vai ama-la(o)

 
Às 2:34 PM , Anonymous Anônimo disse...

O amor e desejo andam juntos..se vc deseja hj pode amar amanhã.
[:p]

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial