sábado, julho 30, 2005

Quatro

Capa do cd Resisti. Estava confiante que naquela manhã iria receber a encomenda. A manhã passou ansiosa e nada. Mas felizmente a tarde me entregaram: "Quatro", ou melhor, "4" o novo álbum do Los Hermanos.
Meus amigos leram que as opiniões se dividiam em quem gostou e quem detestou. Quanto a mim só tinha ouvido o single novo, "O Vento".
Coloquei o cd no player. Ouvi algumas faixas e notei uma certa estranheza. Estava cansado e com sono. Desisti para uma analise mais completa e posterior.
Logo de manhã, deitei em minha cama, coloquei os headphones, abri o encarte do cd e fui acompanhando, melodia e letra. Tinha imaginado que o álbum era, como disseram, melancólico, por um momento, rápido confesso, tive certo receio do novo álbum. Mas quase uma hora depois, no último acorde de "é de lágrima" que ecoa por alguns segundos até acabar o álbum, conclui que tinha acabado de ouvir um cd excelente.
Aqui tudo se complica. Primeiro porque nunca gostei de pretensiosas críticas sobre cinema, música e livros. A cultura em si é muito subjetiva e analisar um álbum mexe não só com o contexto externo como o interno do autor. Assim, para cada um, o cd se transforma em uma única expressão.
A banda disse que o novo álbum é uma evolução do último álbum, Ventura. Quando cheguei na faixa "O Vento" pude entender e confirmar. Talvez o novo single seja o ponto de ligação dessa nova evolução que se inicia com a faixa seguinte, "horizonte distante".
Assim como em Ventura, há o predomínio de canções de Marcelo Camelo. E as letras de Rodrigo Amarante continuam sendo de complexa compreensão em sua primeira audição.
DivulgaçãoO curioso tanto nesse álbum como nos outros é que notei certas expressões usadas pelos dois músicos. Como eles fazem a pré-produção dos discos em um sítio todos juntos, talvez por isso que encontramos algumas palavras e expressões semelhantes mas que de maneira alguma criam músicas parecidas. Há ausência dos metais e a presença de violões que nunca notei nas músicas dos outros álbuns.
O que vejo em "4" é uma saudade imensa, diferente da "fortuna má ou boa" do álbum passado.
Há uma saudade de tempos de outrora, da vontade de voltar para casa, rever nosso amor, viver juntinho dele e nunca mais sair. Pois seria exatamente desse amor que a vida faz valer a pena. E essa saudade também regida pelo tempo, o vento, os mares que separam esse amor que não morre pois é grandioso.
"4" é um disco maravilhoso. Só espero que no próximo o amor seja ainda maior, as saudades estejam sanadas e o samba, o verão, o vencedor, o carnaval, a flor retornem de forma renovada para comemorar.

Thiago Nogueira

5 Comentários:

Às 11:43 AM , Blogger contracultura disse...

Maldito Thiago, estou sem dinheiro pra comprar e agora estou babando pra ouvir, vc vai me mandar o seu emprestado e vou te devolver ano que vem por SEDEX rs

 
Às 12:14 PM , Blogger Lili disse...

Muito bom o seu texto.. deu mesmo vontade de ouvir, ainda mias que jah pude ouvir uma prévia das musicas no site, né!!!

[]´s

 
Às 1:48 PM , Anonymous Anônimo disse...

Estou ouvindo aos poucos o cd. Vou comprar mais pra frente. Mas acredito ser um excelente disco. []z, Rafael

 
Às 6:25 PM , Blogger mk disse...

Só vou opinar quando o meu cd chegar... Viu Thiago Augusto... eu sei que vc só escreveu esse texto pra contar pra todo mundo que vc JÀ tem o cd dos barbudos...
=***

 
Às 6:25 PM , Blogger mk disse...

Só vou opinar quando o meu cd chegar... Viu Thiago Augusto... eu sei que vc só escreveu esse texto pra contar pra todo mundo que vc JÀ tem o cd dos barbudos...
=***

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial