quarta-feira, abril 06, 2005

Que vergonha Chico! (divagações a respeito do mito)

Vejam só como são as coisas. Chico Buarque (compositor, cantor, escritor de romances e peças de teatro) finalmente meteu os pés pelas mãos. Vamos recapitular o acontecido.
Chico Buarque (CB) foi flagrado aos beijos com uma mulher casada. Ela vem a ser a produtora de eventos artísticos, fotógrafa e designer de sobrenome chato de se pronunciar - e de escrever - Celina Sjostedt numa praia no Rio de Janeiro.
É impressionante como nada afeta o CB. Com todo esse escândalo - que não foi nem tão divulgado assim - resolvi averiguar matérias publicadas na internet sobre o acontecido. O que constatei foi o seguinte: todos querem proteger o CB. Muito se falou de Celina e seu marido, o compositor, cantor, produtor, Ricardo Duna. Muito se falou, porém sem maiores diferenças entre o que foi falado, se é que me entendem. Trocando em miúdos: as informações eram as mesmas em todos os sites, pois eram relativamente escassas.
O coitado do Ricardo - que de Ricardão não tem nada - foi quem saiu mais prejudicado na história toda. Ou não. Direi o porquê mais adiante.
Celina saiu de casa. A mãe do Ricardo deu declarações dizendo que o filho estava desolado e coisa e tal. Os filhos do casal (sim, o casal tem dois filhos, um de 13 e uma de 12 anos de idade) ficaram com o pai e a avó. Ricardo está bancando o sensato. Disse que o casal vai "repensar a relação" e que o affair com o CB foi apenas uma coisa de momento, "um impulso que ela não conseguiu controlar". Descobri que essa não foi a primeira vez que Celina aprontou com o Ricardo. Já é a segunda vez que ela o trai com o Chico. Da primeira vez eles se reconciliaram e tocaram a vida adiante. A diferença é que quando isso aconteceu, o público não ficou sabendo. Ficou apenas entre eles.
(Estou soltando os fatos aos poucos para vocês não ficarem chocados.)
O pior disso tudo é o seguinte: o CB frequentava o estúdio do Ricardo há vários anos. Dizem até que eram amigos. O Ricardo diz não ter ódio do Chico. Eu teria.
Teria porque já estou cheio de todo esse folclore que fazem em torno do CB. Sei que ele é um dos maiores músicos do país, sei que tem uma história interessantíssima. É um dos monstros sagrados da MPB e bla bla bla. Mas por que tanta fineza ao se tratar dele? Não acho que ele mereça tanto.
Gente, ele "pegou" uma mulher casada. Não sou o mais indicado para falar disso, mas ele é O Chico Buarque. Deveria dar o exemplo. Ele não quer ser o recluso? O bonzinho? O bonzão? Então? Deveria comportar-se.
Não conhecia mais que duas músicas do CB até ontem, quando comprei uma coletânea delas. Pensei que não iria gostar, ia falar mal das músicas e das letras aqui no blogue, ia contra a maré. Mas não aconteceu. Gostei pra caramba do disco. Não vou poder falar mal. Da música não.
Da literatura sim. Ainda não tive o (des)prazer de ler todos os livros dele, mas li o mais comentado e mais vendido, "Budapeste". Sinceramente, não achei grande coisa. E se esse foi o mais vendido e mais elogiado, imagine os outros. Quase cometo a loucura de gastar dinheiro comprando "Benjamin". Bom, talvez tenha de fazer isso mesmo. Não conheço ninguém que tenha e na biblioteca da faculdade não tem. Vou ter que comprar pra ler. Espero que valha a pena, mas desconfio muito disso. Enfim, "Budapeste" é uma leitura razoável. CB tinha em mãos uma história muito boa, que poderia ter sido bem melhor desenvolvida. E não venham me crucificar. Quem elogiou só elogiou porque era do Chico. Queria ver se eu tivesse escrito. Nem publicado seria.
Mas e o Ricardo? Ele foi o mais prejudidado da história. Ou não. O CB deu uns pegas na gatinha da Celina, que por sua vez ficou conhecida como a musa do CB. O Ricardo saiu de vítima. Muitas mulheres devem estar penalizadas com sua situação, querendo consolá-lo. E outras coisinhas mais devem querer também. Seu cd "O vendedor de flores" "começou a ser comercializado", digamos assim, já que quase não era vendido. Depois do escândalo a procura aumentou.
Pra terminar, uma alfinetada: a cueca samba-canção que o CB estava usando no dia do flagra é ridícula. Muito tosca.

Rafael Rodrigues

3 Comentários:

Às 2:07 PM , Anonymous Anônimo disse...

Fiquei indignado com o tratamento que a imprensa deu a esse caso....o CB saiu muito bem na foto e a Celina saiu bem tb, do tipo, "oq ela fez foi normal, impossivel resistir ao CB, ele eh o maximo..." . Arg...tomara q todas as mulheres q pensam assim levem um lindo par de chifres pra ver o que é bom. E o Ricardo é um corno manso....perdoou a primeira traição e agora levou chifre denovo (se é que não tiveram outros), agora se lascou que o Brasil inteiro viu, hahahahahhaha. Fico feliz por ver que alguem pensa igual a mim.
[]´s

 
Às 11:21 PM , Anonymous Anônimo disse...

foda neh? nem comentario pra isso =x
quem pode pode, mas deveria não poder :P
abraços

Dudu

 
Às 12:02 PM , Anonymous Anônimo disse...

Porra (desculpe a má palavra), finalmente alguém que também acha o CB um mau escritor. E alguém que também acha que Budapeste era uma tremenda idéia com um péssimo desenvolvimento. Como é boa a sensação de não estar sozinho no mundo.

Não aguentava mais aquela babação de ovo em cima daquele livro ruim.

Bem-vindo à solidão, Rafael

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial