segunda-feira, agosto 22, 2005

Igby Goes Down ou A Queda de Igby

- Pense, foi melhor assim - Foi o que disseram para Igby logo depois de sua derrota. De pé, olhando qualquer rosto bonito a sua frente não sabia ao certo qual resposta dar ao amigo.
Primeiro pensou exatamente em frases estúpidas proferidas sempre em momentos de desilusão, infelicidade ou qualquer coisa do tipo. Depois refletiu novamente sobre seu estúpido nome: Igby. Retirado de um famoso romance da década de oitenta. Nunca conheceu nenhum outro com a mesma nomenclatura em sua vida. E ainda sentia o desprazer de ter um nome tão americano. Havia sempre quem perguntasse se o pai era um fanático pelas terras do tio Sam.
Por alguns segundos saia de si mesmo e finalmente a olhava de novo. E ao lado dela, não havia Igby algum. Somente alguém que ele desejava ser. Mas não era. E nunca seria depois de então.
Via toda alegria absinta ao seu redor e sentia-se deveras infeliz. Sem motivo. Como quase tudo que existia em sua vida.
Igby tinha mudado muito durante muito tempo. Tanto tempo para nem mais saber quem era e muito menos para visualizar o que ele chamaria depois de "si mesmo". Mas por alguma razão sabia que qualquer desejo de felicidade não seria encontrado onde estava. Sentia-se sempre um tanto incomodado quando assistia tantas pessoas passando a sua frente. Estando sempre felizes e sorridentes como talvez somente ele infeliz tivesse uma vida imperfeita e quebrada.
Por diversas vezes achava sua vida um próprio exagero. Sua vida era seu palco para encenar seu drama pessoal como ele mesmo fosse uma caricatura.


Igby estático. Pernas marcando seu compasso firme ao chão. Com olhos ainda incrédulos a olhou de verdade pela ultima vez. Estranhava o fato de tudo não ser mais do que um mero retrato, que exposto em sua galeria, foi observado por algum tempo até a beleza escorrer ao chão imundo.

Dessa vez não havia mas nada do que encantamento. E se afirmasse que seguiria até o fim? Poderia também fechar as cortinas e abrir as portas para seu passatempo preferido: Seu lado irônico.

Naquela noite Igby se surpreendeu por estar diferente. Não sabia ao certo se parte dele estava morta ou se um novo desenlace foi criado dentro de si. Talvez, se é que podemos falar algo que nasceu na sombra das duvidas.

Praguejou por alguns minutos. Se surpreendeu sem compreensão do que tinha acabado de ver. E prosseguiu com sua vida. O que quer que aconteça faria sentido logo depois. Se não tivesse ainda não seria o fim.

Thiago Augusto
(16-06-05)

1 Comentários:

Às 3:08 PM , Anonymous Anônimo disse...

Não tinha lido esse texto ainda e quando cheguei aqui " Sua vida era seu palco para encenar seu drama pessoal como ele mesmo fosse uma caricatura" já sabia q o texto era seu.
(:
Eli

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial