quinta-feira, agosto 18, 2005

Para entender a CPI do mensalão

* AVISO: Se você chegou aqui através de sites de busca, preste atenção: o texto abaixo é apenas uma brincadeira que fiz com toda a história do mensalão. Leiam, se tiverem vontade, mas é apenas uma brincadeira.

Neste blog existem outros posts sobre a crise, os links eu deixarei logo em seguida. Maiores informações, acessem os portais dos maiores provedores brasileiros. Neles vocês encontrarão notícias minuto a minuto.


Trecho da revista Carta Capital

Texto sobre Delúbio Soares de uma convidada do nosso blog

Texto meu sobre a cobertura da mídia e alguns episódios da crise

Outro post sobre a cobertura da mídia

Trecho de entrevista do Franklin Martins

Mais um sobre a mídia, informação de um jornalista o qual não posso identificar

A ordem dos links é cronológica. O primeiro post sobre a crise política foi esse link aí em cima e o mais recente é o trecho da Carta Capital, ok?

Sem mais,
Rafael Rodrigues
(31/08/2005)


Não sou o mais indicado para explicar o começo da CPI do Mensalão e seus desdobramentos. Tentarei ser superficial ao tratar do início da história, pois estou mais a par dos acontecimentos mais recentes.
Tudo começou com Bob Jefferson abrindo a boca e dizendo que o PT pagava a alguns parlamentares uma determinada quantia para que eles votassem a favor do governo no congresso.
Daí a coisa foi engrandecendo e agora estamos assistindo a investigações dos fundos das campanhas do Partido dos Trabalhadores. Sinceramente não sei como se deu tal evolução, mas procurarei me informar.
A grande revelação deste post é sobre as dívidas do PT.
É muito mais simples do que andam falando por aí. Os envolvidos não podem admitir o que de fato aconteceu para não ridicularizá-los.
O que realmente aconteceu foi o seguinte: o PT contraiu uma imensa dívida em suas campanhas. Contratação de Duda Mendonça para comandar o marketing do atual presidente Lula, gastos nos diretórios estaduais, suporte para partidos aliados, coisas assim. Isso começou pouco antes de 2002 e se extendeu até os dias atuais, pois os juros estão rolando e foi feito um novo contrato no início desde ano com o Duda de R$ 300.000,00 para a elaboração de outdoors, salvo engano deste que vos escreve.
Essa dívida foi se acumulando e no caixa oficial do PT - onde fica guardado o dinheiro arrecadado oficialmente para a campanha (leia-se oficialmente: dinheiro doado por empresários e pessoas físicas que foi contabilizado perante a lei, cumprindo todas as exigências fiscais) - não havia a grana necessária para honrar a tal dívida.
Mandaram o Delúbio Soares resolver. E o que ele fez, então?
Simples.
O Delúbio pediu ajuda a um empresário. O empresário quis ajudar Delúbio e cedeu a ele um jipe Land Rover. Foi aí que ele teve a idéia suprema, a grande idéia, a idéia salvadora: iria rifar o Land Rover.
Saiu espalhando a rifa por aí. Marcus Valério comprou milhares de números, e um tal de Sílvio Pereira comprou um só, a R$ 1,00, que era o preço da rifa.
Sílvio Pereira foi sorteado.
Valério, que queria muito o Land Rover, se sentiu enganado e resolveu colocar no Delúbio a culpa de todo seu prejuízo e agora cobra dele o dinheiro de volta, pois o sorteio daquela rifa não parece ter sido 100% honesto.
Delúbio agora deve milhões ao Marcus Valério e os parlamentares estão buscando explicações lógicas e comprovadas para toda essa pendenga.
Para não parecerem ridículos, eles inventaram toda essa história de caixa 2, lavagem de dinheiro no exterior e coisa e tal.
Espero que os envolvidos admitam logo o que de fato aconteceu. Essas CPI's já estão dando no saco.

Rafael Rodrigues

1 Comentários:

Às 5:58 PM , Blogger Caco Belmonte disse...

E alguém consegue entender os desmandos do mensalão ? Essa análise só pode ser feita daqui a uns anos. Daí poderemos avaliar tudo com mais calma, tendo todas as informações necessárias à compreensão dos fatos, não das versões. Essas informações que ainda não vieram à tona. Aguardemos

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial