quarta-feira, agosto 24, 2005

Direita? Esquerda? Vou ver...

Sempre fui petista. Não significa que seja um esquerdista. Isso é muito relativo.

Por exemplo. Para presidente, vereador e deputado votei no PT. Já para prefeitura, governo do estado e senado, votei no PFL. Explicarei o porquê.

Sou baiano. Terra do "Toninho Malvadeza". Sei do que o ACM é capaz (inclusive, a idéia de propôr o aumento do salário mínimo para R$ 384,00 foi idéia dele. Atitude que me fez sentir nojo dos deputados e senadores que se prestaram a apoiar tal medida.) Mas sei também que pelo menos por enquanto, a Bahia sem o PFL pode desandar. Depois que ele morrer, tranquilamente votarei nos partidos de esquerda nas eleições municipais, estaduais e "senadoriais".

Gosto de política, mas acho um saco acompanhar todos os acontecimentos. Um paradoxo, eu sei. Mas entendam: no meio de tantos jornais, revistas e sites lançando suas matérias por aí, fica difícil saber quem está sendo honesto ou não. Já escrevi sobre esse assunto aqui no blog e em um post recente demonstro minha preocupação em bem ler notícias.

A mídia quer porque quer convencer a população de algo que ainda não foi devidamente provado. Querem derrubar Lula, e o acusam de ser o comandante de toda a corrupção que desencadeou a crise no seu governo. Não há provas, não há documentos, e o presidente nega tudo. Diz que foi traído.

Isso é perfeitamente possível. Afinal, o presidente Lula, como todos sabem (imagino), não é um político na prática. Óbvio que ele determina os rumos do seu governo. Mas negociações de bastidores, por exemplo, não são feitas por ele. A teoria de que Lula nada sabia é plausível. Até que me provem o contrário, acredito nisso.

Não sou um expert em política, muito pelo contrário. Só comecei a prestar atenção nessa crise de umas semanas pra cá. Tenho tentado acompanhar tudo da melhor maneira possível. Revistas, tv, internet. Tenho buscado o máximo de informações. Tentando contatos e tudo mais, como já mostrei aqui no blog também.

Minha intenção é a de poder postar aqui comentários imparciais sobre o que anda acontecendo. Quando, no post anterior eu afirmei veementemente que não há necessidade de manifestações públicas, é porque realmente não há razão para isso. Não é que eu esteja a favor do governo. A continuação deste parágrafo merece o início de outro.

Acontece que a rede Globo, a revista Veja e os políticos, não vêem a hora de saírem nas ruas os caras pintadas que ajudaram a derrubar Collor. Lembrando que naquela época, tanto a Globo quanto a Veja colocaram muita lenha na fogueira e hoje sabemos que Collor foi inocentado de todas as acusações de corrupção que fizeram conta ele.

Não devemos cometer o mesmo erro novamente.

As CPI's estão aí para investigar as denúncias e os fatos e punir todos os que forem considerados culpados. Cabe a nós acompanhar o processo de apuração e cobrar dos políticos seriedade e honestidade. Ainda não há espaço para protestos e pedidos de impeachment como alguns falam por aí.

Era isso o que eu tinha a dizer. Qualquer novidade, vocês lerão no decorrer da semana.

Em tempo: Ontem na CPI dos Correios foi ouvido o ex-deputado e atual presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Não pude assistir muita coisa, mas pelo que vi, ele defendeu o PT e negou todas as denúncias a respeito de mensalão. Disse que isso não existia, que foi invenção do Bob Jefferson pra escapar das acusações que lhe vinham sendo feitas. Disse também que acredita que o presidente Lula não sabia das irregularidades dentro do seu partido e do governo. Defendeu Genuíno e Dirceu. Ele quis limpar a barra de todo mundo, essa é a verdade.

Espero que tudo que ele disse na CPI seja verdade, apesar de achar muito difícil que seja. Resta esperar os acontecimentos futuros.


Rafael Rodrigues

2 Comentários:

Às 11:31 PM , Anonymous Anônimo disse...

É Rafael, também acredito no Lula... Essa decepção toda, como eu já havia te dito antes, é que o povo pensou que ele faria "mágicas" para consertar nosso país, coisa que não aconteceu e nem acontecerá, pois mágicas, só nos contos infantis... Eu tb gosto de política, mas também não gosto de ficar acompanhando exatamente por não saber quem diz a verdade... Gosto do seu jeito de pensar e escrever também... Abraços e boa quinta-feira pra você!

 
Às 3:46 AM , Anonymous Anônimo disse...

Pode colocar sim, baby.
Beijos,
Ivy

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial