quinta-feira, agosto 25, 2005

O álibi

“Esse é um tema recorrente na história da literatura. De tão original que é, mesmo tendo sido utilizado por poucos autores, ele se tornou banal.

Infelizmente sou obrigado a me valer dele. Mas não por falta de imaginação e sim por compromisso com a verdade.

Vocês ouçam com atenção, por favor.

Há cerca de cinco anos atrás, um escritor publicou um romance que contava a história de um escritor – estão me ouvindo? Vou repetir, para não haver confusão: Um escritor publicou um romance no qual um escritor assassina várias pessoas, sete pessoas, para ser preciso. Na história, as mortes são relatadas com uma riqueza de detalhes que chamou a atenção de todos que tiveram a oportunidade de lê-la. No livro, o personagem é um escritor de sucesso, ao contrário do autor da obra. O fato de ser famoso faz com que as investigações não cheguem até ele, e o livro termina com o assassino impune. Talvez houvesse uma continuação do romance, se o autor não tivesse sido preso pelos policiais. E por que isso aconteceu? Vocês sabem. Depois de lançado o livro, foram mortas sete pessoas. Os crimes foram cometidos exatamente da mesma forma que relatava o romance.

Depois de preso, julgado e condenado, o escritor cometeu suicídio, já na prisão. Recentemente, vocês sabem. Senhores, eu estou aqui para lhes dizer que a vida deste homem foi abreviada em vão. Vocês cometeram um erro gravíssimo ao prendê-lo. De tão auto-confiantes que estavam, esqueceram-se de analisar evidências por demais banais, tão certos de que ele havia escrito o livro justamente para tê-lo como álibi...

Isso só acontece na ficção, senhores. Aqui, no mundo real, o assassino é outro, e está à solta. Ele poderia matá-los agora, se assim quisesse. Podem ter certeza disso.

Como posso estar tão seguro ao afirmar isso? Senhores! O assassino está aqui!”

Explosão seca de metal incandescente.*


Rafael Rodrigues
* Ref(v)erência ao conto “Snap” de Patrick Brock.

1 Comentários:

Às 2:57 PM , Anonymous Anônimo disse...

Tenho perguntas a fazer ao autor....hahahaha
Eli

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial