segunda-feira, julho 31, 2006

Escolhas

Quando a situação é crítica, existe sempre aquele que pensa “pior do que está não pode ficar”. Mas fica.

- Meu filho, eu quero que você entenda que você precisa fazer isso. Você já não é mais um menino. Talvez os outros não entendam, mas não há outra saída.

Lá estava ele, parado, diante do pai. Um jovem de vinte e poucos anos e um senhor de quase setenta. Entre eles, uma mesa. Sobre ela, um revólver. [Clique para ler o texto na íntegra]

domingo, julho 30, 2006

Entardecer de um dia


Era o entardecer, mas não de dia, de uma vida.

Debruçado na janela do quarto, admirava uma vista sem brilho, morta, condenada por pensamentos torrenciais, inundado por suas mágoas. Sua cor havia se apagado, seu brilho esvaecido, seu cheiro putrefato e suas esperanças enterradas.


sábado, julho 29, 2006

Resultado da promoção 3 Vozes

Olá pessoal, tudo bem?

Centenas de pessoas enviaram emails tentando acertar as perguntas para ganhar o livro. (Mentira, foram só 4 pessoas).

Pô, tá malz, ein? Só a Eli, a Rachel, a Marcela e o Gabriel.

Todos os quatro acertaram. Mas como a Eli mandou primeiro, ela ganhou. Parabéns, Eli! :D

Quem visita o blog, é bom ficar ligado. Vamos tentar sortear um livro por mês. E queremos ver o pessoal participando, senão a gente desanima e não sorteia mais nada :P

Em breve o livro será enviado à vencedora. Muito obrigado a todos os que participaram! Até a próxima ;)

quinta-feira, julho 27, 2006

Promoção 3 Vozes: Perguntas

Bom, o esquema é simples: quem primeiro responder corretamente as 3 perguntas abaixo, ganha o livro. As respostas só valem se forem enviadas por email, ok? E o endereço é 3vozes@gmail.com

1- Qual livro de John Fante recentemente foi adaptado para o cinema?

2- Qual o nome do filho de John Fante que também é escritor?

3- Nós do 3 Vozes tiramos umas férias, no final de 2005, e voltamos a postar no início deste ano. Qual o título post que anuncia a nossa volta?

Fácil demais. É só procurar no lugar certo e direitinho que vocês acham. Quanto mais gente tentar enviar as respostas, mais estímulo vocês darão pra gente, e aí mais sorteios podem acontecer :D

Lembrando: as respostas devem ser enviadas para 3vozes@gmail.com

Boa sorte a todos!

terça-feira, julho 25, 2006

Promoção 3 Vozes

Opa, tudo bem?

Seguinte: na quinta-feira, depois de amanhã, vamos colocar aqui no blog 3 perguntas pra vocês tentarem responder. Aquele que primeiro responder as três perguntas corretamente, vai ganhar o livro "Sonhos de Bunker Hill", do escritor americano John Fante.

A editora L&PM, maior editora de pockets do Brasil, gentilmente nos cedeu o livro pra gente sortear aqui. E ele é pequeno só no tamanho, pois é um livraço!

Resenha dele no post abaixo, pra quem não conhece nem o livro nem o autor.

Vale lembrar que as perguntas entrarão no ar as 11h da manhã.

Abraços a todos e até quinta!

Sonhos de Bunker Hill


Cego e com as duas pernas amputadas. Esse era o estado do escritor norte-americano John Fante quando terminou de ditar à sua esposa o romance “Sonhos de Bunker Hill” em 1982.

Mais conhecido por “Pergunte ao pó”, considerado por muitos como sua obra-prima, John Fante nasceu em 1909 no Colorado e faleceu em 1983, aos 74 anos.

Sobre ele, Bukowski, o velho safado, escreveu: “Finalmente aqui está um homem que não tem medo da emoção”. [Clique para ler o texto na íntegra]

segunda-feira, julho 24, 2006

Testamento

É uma pena, mas coloco os pés na linha do senso comum, só para minhas palavras seguintes não beirarem o ridículo. Mas faço da vida uma personificação, só para lhe dizer que a mim ela está amarga.
Há dias que passam arrastados, difíceis de serem levados pelo tempo. Eu continuo minha caminhada sem motivo algum, sentindo esse gosto que ganha de meus sentidos, agredindo minha cabeça, confundindo minha visão.

Seria fácil dizer que tudo está ao contrário, e ninguém pôde reparar nesse detalhe. Mas se tudo fosse tão simples como uma volta completa, eu já teria sobre essa mesa todos meus sonhos construídos. Daqueles que sonhei desde criança e que agora homem posso realizar.
Cada dia que passa, aumentando meu tempo, envelhecendo o calendário, desapareço. Se alguém notasse, veria que estou sempre lá, mas aos poucos, as mãos vão perdendo sua postura, as costas começam a latejar, e dentro de minhas veias sinto ausentar-se o sangue. Encolho-me até beijar a insignificância de um inseto, que morre por causa do atrito das solas dos sapatos com o chão.

[Clique para ler o texto na íntegra]

terça-feira, julho 18, 2006

Sugestão

Dia 14 de agosto vai rolar um debate entre os candidatos à presidência da república na Band.

Falando sério: sugiro que nos juntemos, como fizemos nos jogos da seleção brasileira de futebol - que nem anda merecendo isso, aliás -, para assistir ao debate.

Acho que chegou a hora de a gente dar uma atenção maior à política, vocês não acham?

[Clique para ler o texto na íntegra]

domingo, julho 16, 2006

Um Tiro No Escuro

"Que bom que eu não tinha um revólver
Quem ama mata mais com bala que com flecha
Ela deixou furo
E a porta que abriu
Jamais se fecha"
Adriana Calcanhotto,
Bagatelas


O que você faria se tivesse uma arma na mão? E estivesse no escuro, só, ouvindo os barulhos ao seu redor sem saber quem ou o que está ao seu lado?

Ele resolveu atirar. Com o único tiro que havia dentro daquela arma e fugiu, desesperado.

[Clique para ler o texto na íntegra]

quinta-feira, julho 13, 2006

Mãos de cavalo


"Mãos de cavalo" (Companhia das Letras, 189 págs.) é o terceiro livro publicado pelo escritor Daniel Galera. Os outros dois são "Dentes guardados" (contos) e "Até o dia em que o cão morreu" (romance), em 2001 e 2003, respectivamente, ambos pela editora Livros do Mal, criada por ele, pelo também escritor Daniel Pellizzari e pelo ilustrador Guilherme Pilla, e que atualmente se encontra "desativada".

Na nova obra de Daniel Galera, duas histórias são narradas, em capítulos alternados: a de um garoto, sua infância e adolescência, e a do adulto que esse garoto se tornou.

[Clique para ler o texto na íntegra]

sexta-feira, julho 07, 2006

NATUREZA x CIVILIZAÇÃO

A natureza é o reino das relações necessárias de causa e efeito ou das leis naturais e imutáveis, enquanto que a civilização é o reino da liberdade e da finalidade proposta pela vontade livre dos próprios homens, em seu aperfeiçoamento moral, técnico e político.


quarta-feira, julho 05, 2006

Aos vinte e três

Aos vinte e três anos de idade Arthur Rimbaud (1854-1891), gênio da poesia francesa, já havia deixado de escrever e vivia fugindo da polícia, pulando de país em país, de emprego em emprego.

Charles Baudelaire (1821-1867), outro gênio da poesia nascido na França, já havia escrito alguns dos poemas que seriam publicados anos mais tarde em “As flores do mal”, e trocava umas idéias com ninguém menos que Balzac.

[Clique para ler o texto na íntegra]

Parabéns Rafael


Mais um ano se passa desde que esta criatura veio ao mundo. Este jovem escritor de seus vinte e poucos anos nos mostra a cada post que não só a experiência nos traz textos fantásticos e degustáveis intelectualmente, mas as dúvidas, as inseguranças, os sonhos dos mais jovens tem um quê de mistério, inocência, ousadia que só nós mesmos usamos para revolucionar os velhos conceitos e modificar paradigmas, por demais antigos.

Passamos por este 5 de Julho desejando não apenas saúde e mais anos de vida, mas principalmente cada vez mais inspiração para que possa-nos encher de curiosidade, dúvida e regozijo com outro poema, conto ou qualquer expressão literária que venha à telha. Em sua homenagem um antigo e bem usado poema de Fernando Pessoa em tua homenagem, caro companheiro Rafael:





Autopsicografia

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

domingo, julho 02, 2006

Crônica de uma desclassificação anunciada

Não estou conformado ainda.

O Brasil inteiro pedia. A imprensa clamava. Eram quase exigências: "Juninho Pernambucano tem que jogar!" e "Robinho tem que ser titular!".

Isso porque, no jogo contra o Japão, a seleção brasileira de futebol jogou muito bem. Na partida seguinte, contra Gana, a formação voltou a ser a mesma dos dois jogos anteriores, com Adriano e Ronaldo, o (ex) Fenômeno, compondo o ataque. O placar "elástico", de 3x0 foi enganoso. Não correspondeu à realidade do jogo. Uma partida na qual, como as anteriores (a exceção do jogo contra o Japão), o Brasil não jogou muita bola. [Clique para ler o texto na íntegra]